quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bisbilhotice.

O Mexerico

Tagarelar sobre o que os nossos amigos e vizinhos fazem é uma forma deliciosa de nos distrairmos e não olharmos atenta e friamente para os nossos próprios problemas. A sério? Bem, eu nunca...Sempre pensei que eles eram muito felizes. Ele fez isso? Ela não era mulher para ele. Oh, pobre coitadinha. Ela tem a mania que é esperta. Coitadinho, como ele sofre, veja-se até chora, por causa dela. Elá é uma víbora.
Não quero tomar partido, mas ele gostava demasiado de mulheres. Não sei como é que ela aguentava aquilo. Isto por aqui parece uma telenovela, dizemos nós, e percebemos que não precisamos de uma telenovela pela simples razão de que temos isto por aqui.
Na verdade, toda esta bisbilhotice, só existe, porque a raça humana, tem um lado escuro. Também, porque é uma forma de escondermos as nossas frustações, enfim a nossa medíocridade. Afinal, falar do outro, dá-me a falsa sensação que sou melhor.
E você o que pensa desta temática?

7 comentários:

  1. Acho que o mexerico tem duas vertentes: uma é maldosa e típica de gente mal formada; outra é uma forma de comunicação baseada no círculo social, típica de gente que não tem mais nada para fazer. Acho que não me integro em nenhum destes grupos :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois bem, eu acho que a fofoquice faz parte do ser e do estar desde tempos imemoriais. E não vamos agora branquear a questão com falsos moralismos, ok?
    Quem não "fofocou ou fofoquou", não sei como se escreve já na vida? ah!ah!ah! Ainda mais no meio onde circulamos? Querem lá ver que somos todos uns Santinhos. Nunca vi asas a ninguém...
    Teresa, Maré e demais, por gente mal formada ou não o que é certo é q vi, em tempos idos, a minha vida privada devastada, no meu meio profissional, onde a maioria esmagadora (passo a expressão) são professores, portanto, pessoas instruídas. Pior, tudo misturavam, o pessoal com o profissional.
    Do outro lado da barricada, está a fofoca inocente, descomplicada, desprovida de maldade, quiça motivada pela cumplicidade ou pelo próprio stress do dia a dia.
    Acho q me integro neste grupo e repudio veementemente o primeiro.
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Olá Teresa, pois eu considero que a "Bisbilhotice", é típica de quem não tem nada para conversar. Ou seja, dos pobres de espíríto!
    Claro, depois temos aquela, que é típica dos maldosos. Com um objectivo malévolo.
    Considero a Teresa uma pessoa que não pertence a nenhum destes dois grupos, pois tem mais que fazer e quem pensar.
    Obrigado pela sua opinião.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!
    Ana, se a fofoquice, faz parte do ser e do estar. Talvez, nalgumas pessoas. Para outras, têm mais que conversar, do que se preocupar com a vida, com o trabalho, etc.... do alheio.
    Sabes, não faz parte da sua natureza nem forma de estar.
    Também não somos todos santinhos, pois somos pessoas imperfeitas e por isso somos humanos.
    Concordo inteiramente contigo, confunde-se por vezes as frustações da vida privada com a vida profissional. Isso é bem evidente, na mediocridade existente e que prolifera nas chefias das empresas ou instituições. É bem evidente, aos olhos de qualquer um de nós, pela forma como agem à frente das mesmas instituições.
    Quanto à fofoca, motivada pelo setress, existem hoje em dia outras formas de combater o setress e ao dispor de qualquer um de nós e bem mais edificantes.
    Considero,que as pessoas que têm por hábito fofocar é porque tem um vício.
    Olha um vício muito pouco edificante.
    Obrigado pelo teu comentário.
    Bj

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Pelo visto, Ana, deves ter esse costume. A avaliar pelo teu comentário. Mas penso que não.
    Por acaso, sabes e sabes muito bem, que não tenho por hábito comentar a vida de terceiros.
    Não tenho o hábito da bisbilhotice, da mexeriquice e da intriga, etc.
    Mas sei, muito bem, que perfeita não sou e assumo isso com toda a naturalidade.
    No que diz respeito,à fofoca, não tenho por hábito.
    Desculpa, mas para cima de mim não!! Deves estar a confundir a pessoa.
    Muito amarga! Veja se come um doce, tá?
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Mas não querem lá ver a nossa vida agora?????
    Ouvi dizer q o Papa vem a Portugal em 2017, novamente. Há que propor a beatificação de muito boa gente. Mas não a minha, confesso. Deve ser por estar tanto tempo parada, sem mais nada para fazer. Deleito-me com as revistas cor-de-rosa, a espiolhar a vida da Letzia de Espanha ou os preparativos do casório da Victória da Suécia.
    Depois, ainda me dou ao trabalho de fofocar, aqui, no msn, as trapalhadas que deu azo a avaliação docente por bandas da D. Manuel. E como isso não chegasse, por vezes ainda lancho uns scones com umas colegas e delicio-me a pôr em dia as tricas do burgo, com especial enfâse para os velhos do Restelo.
    Mas isto sou só eu que ando muito amarga, com falta de doces, de carinho e de colo. De resto, está tudo candidato à próxima beatificação. Até ouvi dizer q a famosa "CARAS" abriu falência, por falta de publico interessado na vida alheia!

    ResponderEliminar