terça-feira, 8 de junho de 2010

Aos Amigos!

A Amizade
Alguns dias atrás, assisti a uma conversa entre duas pessoas amigas e sobre a temática da amizade. Uma disse à outra, passo a citar: " (...) Olha que as pessoas não são para ti, o que tu és para elas(...)"
Mais tarde, comentei este incidente, quis o acaso que eu o tivesse presenciado, com uma amiga minha, que de imediato retorquiu, passo a citar: "(...) Depende das expectatativas que cada um põem nas outras pessoas!"
Reflecti, sobre esta resposta, e eis, que me assaltou as seguintes questões. Os amigos medem-se por expectativas? Será suposto ter expectativas e medi-las em relação aos amigos?
Ao meditar sobre estas duas questões, dei por mim, a procurar o significado da palavra expectativa.
Assím, a palavra expectativa, deriva do latim, es(s)pectare, significa esperança fundada em promessas, viabilidades ou probalidades.
Á luz, desta definição, a amizade, é aqui comparada como um negócio. Um negócio, para ser bom, tem que ser viável, lucrativo e corresponder assím, às expectativas de ambas as partes.
Mas, uma amizade, não é um negócio! Pois, não tem como fim gerar lucro.
Como todos nós, já ouvimos dizer, um amigo não se faz, mas reconhece-se. Um tesouro nem sempre é um amigo. Mas um amigo é sempre um tesouro.
Por um lado, a verdadeira amizade é aquela que o vento não leva e a distância não a separa. Por outro lado, a amizade que não é cultivada sempre, é um sentimento cujas chamas lentamente se vão apagando.
Defendo, que um amigo" ou é ou não é", não existem meias tintas. Muito menos se medem por expectativas. Também, na verdadeira amizade, não existe espaço para disputas inúteis e estéreis,competição, falsidade, ciúmes e todos aqueles sentimentos negativos, que brotam do lado escuro, da alma humana.
E você o que pensa desta temática?

2 comentários:

  1. Maré
    Apetece-me dizer "Penso, logo existo":-)
    Amizade? Amizade e amor são conceitos tão difíceis de definir quanto de demonstrar. Tv por começarem por A, como Ana, são casos muito bicudos.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Por essa razão, minha cara companheira, não podem ser medidas por expectativas. Tanto a amizade como o amor.
    Como é possível medir algo de natureza espiritual?
    A palavra, "medir", pretende quantificar algo. Quando se pretende quantificar, quer-se tornar algo que é subjectivo em algo objectivo.
    Também não existe meio termo, isto é, meias tintas, nestas duas situações.
    Ou seja, até agora a ciência, não descobriu mais nenhum atributo, que possa representar, algo entre o subjectivo e objectivo. Ou é intrínseco ao sujeito ou pelo contrário é exterior ao sujeito.
    Continuarei a reflectir sobre esta temática.
    Obrigado pelo seu contributo.
    Bj

    ResponderEliminar