sábado, 1 de maio de 2010

Beltane ou 1º de Maio.


Comemoração da Festa Beltane


Beltane, ocorre no pico da Primavera. Marca o momento em que a Terra se aquece pelo calor do Sol e o Inverno é deixado para trás. É celebrado no hemisfério norte a 1 de Maio.

Na Bretanha, a união do masculino com o feminino ainda é reconhecida nas comemorações tradicionais do Primeiro de Maio( Senhor da Floresta), com a coroação da rainha da Primavera.

Como tradição, as pessoas queimam oferendas como, por exemplo, totens ou animais, fazem banquetes. Acendem fogueiras, com um mastro e dançam ao seu redor. Tudo isto para garantir boas colheitas de trigo recém semeado.

Não obstante, o 1 de Maio, também é assinalado por outras culturas e outros povos de modo diferente. Assím, é comemorado o dia do trabalhador, sendo este feriado celebrado mundialmente.
Importa referir, que em 1886, realizou-se uma manifestação nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Esta manifestação tinha como objectivo, reivindicar a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8 horas diárias e contou com a aderência de milhares de pessoas. Como resultado desta manifestação e algumas greves, foi reduzido o número de horas de jornada diária para 8 horas.
Actualmente, comemora-se esta conquista de diversas formas, por exemplo em Portugal, nomeadamente no Algarve, é costume a população dizer no dia 1 de Maio, uma expressão popular, que passo a citar: "Vamos atacar o Maio!"
Assím, a população comemora este dia, promovendo pic-nics no campo com a família e amigos, dos quais não pode faltar o célebre folar e são organizadas algumas festas.







3 comentários:

  1. Tendemos a lembrar só o Dia dos Trabalhadores, mas o Dia de Beltane é bem mais poético.
    Boa lembrança.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá,Teresa e Ana.
    De facto, o dia de Beltane, é sem dúvida muito mais poético. Todo ele ligado á natureza e à espiritualidade.
    No entanto, os tempos mudam e em conformidade com este facto, apareceu o 1º de Maio associado ao Dia do Trabalhador.
    Penso,que à medida que os tempos correm, cada vez faz mais sentido, comemorar o 1º de Maio e este estar associado ao Dia do Trabalhador.
    Esperam-nos dias difíceis, algumas vozes entendidas, dizem que isto é ciclico, em períodos de trinta anos. Será?
    Obrigado às duas pelo vosso comentário.
    Bjs

    ResponderEliminar