segunda-feira, 19 de abril de 2010

Relativismo

Oceano


Muitas vezes reflectimos sobre a nossa existência. Qual o significado da nossa vida? Qual a nossa missão? Pensamos, pensamos e lá arranjamos algumas respostas . A maioria destas respostas, apenas, fazem sentido a nós próprios. Deste modo, lá conseguimos ficar, um pouco mais, patéticamente tranquilos e alegres, por mais algum tempo. Outras vezes, as respostas continuam a não fazer sentido ou são vagas, não sei se é, por sermos exigentes com nós próprios ou por negligência nossa.
Na sequência desta temática, encontrei uma pequena frase, uma reflexão da Madre Teresa de Calcutá. Não obstante, a frase é pequena mas encerra uma grande verdade.
" Nós sentimos sempre que o que estamos a fazer é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria mais pequeno sem essa gota."
Madre Teresa
Será que tudo é uma questão de perspectiva? É tudo relativo dependendo do ponto de vista?

6 comentários:

  1. Não gosto muito do conceito do relativismo. Acho que há conceitos morais e éticos que não se compadecem com o "tudo é relativo". E acho que a Madre Teresa de Calcutá tem toda a razão, embora às vezes a imensidade da tarefa nos desmoralize à partida.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá , Teresa!
    Também concordo. De facto, existem conceitos morais e éticos que não se compadecem com o relativismo.
    Por exemplo, a verdade, a sinceridade, a honestidade, o respeito, a integridade da pessoa humana. Também, não sou adepta, daquelas pessoas, que têm dois pesos e duas medidas para a mesma situação e que evidenciam uma grande desonestidade intelectual.
    À conta do relativismo, abre-se a porta para muita asneira , formas de pensar, estar e proceder pouco ou nada éticas.
    Veja-se, o que se passa ao nível das empresas, bem como, o que se passa nalguns casos com o nosso sistema de avaliação.
    O quanto se dificulta a uns o seu trabalho, para promover a subida de outros. Às vezes a subida de uns, é mesmo, à custa daqueles que se quer dificultar,esbarrar, desconsiderar, celindrar, etc.
    A falta de respeito pelo próximo e pelo seu trabalho. Tudo isto em nome de uma desonestidade intelectual, a tal falta de ética e equidade. Tudo isto, à vista de todos.
    Não acha?
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Pois, minhas caras, tido é muito relativo!!
    ahahahaah
    não me apetece pensar, desculpem, mas tenho o direito de relativizar, até a teoria da relatividade é relativa (à gravidade, claro)!!
    Bj e portem-se bem

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Desculpem os dois comentários, mas pareceu-me que o primeiro não tinha sido publicado e escrevi outro pela segunda vez.
    Desculpem esta repetição.
    Bj

    ResponderEliminar