segunda-feira, 5 de abril de 2010

ALELUIA!


Mais, um domingo de Páscoa, se celebrou, por este país fora. "Cada povo, com o seu uso", assím reza, um velho provérbio Português. De facto, a celebração da Páscoa é feita das mais variadas formas.
Contudo, enquanto que para norte do País, nomeadamente Braga e Guimarães, se dá grande relevo à Semana Santa( como uma imitação do que se passa na nossa vizinha Espanha), com todas as procissões, alusivas à paixão e morte de Jesus Cristo. Marcandando desta forma, um compasso, pesaroso e triste, como manda a tradição.
São Brás de Alportel, uma vila serrana, situada no interior do Algarve, nas fraldas da Serra do Caldeirão, é tradição e dá-se relevo à Comemoração da Ressurreição de Jesus de Cristo. Assím, no Domingo de Páscoa, sai a tradicional procissão da Ressurreição e as alas dos irmãos das confrarias e mordomias, com as suas tochas enramalhetadas de flores campestres. Como singularidade, todos os homens da vila e arredores( só homens), com idades que variam entre, os mais pequenos aos mais velhos, muitas vezes coexistem quatro gerações, avós, pais, filhos e netos, constroem as suas tochas de flores(cada um deles) com as mais variadas formas, cores e tamanhos, e desfilam pelas ruas da vila, incorporando a procissão e entoando cânticos quase à desgarrada, num só mesmo refrão, passo a citar:
" RESSUSCITOU COMO DISSE. ALELUIA! ALELUIA! ALELUIA!"
Na verdade, estas pessoas, comemoram e prestam o hino à vida, à alegria, a mais um ritual de passagem entre o Inverno e a Primavera e à ressurreição de Jesus. Mas, um Jesus Vivo!
A procissão inicia-se junto à igreja matriz, desfila pelas ruas da vila, todas elas enfeitadas de flores( alecrim, rosmaninho, malmequeres, calças de cuco e outras flores) no chão, formando um tapete colorido e termina novamente junto da igreja com a celebração da Santa Missa de Páscoa.
Ao terminar a missa, todas as familias reunem-se e vão almoçar o famoso borrego, os folares, etc., nas suas casas ou no restaurante, dando continuidade à celebração do domingo de Páscoa.
Depois do almoço, junto à igreja, é eleita a tocha mais bonita e logo a vencedora, desse ano.
Aqui fica, mais um testemunho, que Portugal, sendo pequeno, é cheio de contrastes.
Viva, ao Hino da Alegria e da esperança, a um novo ciclo de vida, e parafraseando o refrão:
Ressuscitou como disse. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

6 comentários:

  1. É interessante, essa tradição. Não te sabia ligada ao Algarve, a S. Brás de Alportel.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa.
    Pois é, existe sempre um lado desconhecido.
    Tenho, uma costela bem grande, do lado da minha mãe, que me liga a esta terra serrana.
    Mãe e avós nasceram em São Brás de Alportel.
    Mas São de Alportel também é conhecido pelo seu "micro - clima", muito especial.
    Outro dia darei a conhecer esse lado desta terra.
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Eu juro q tinha deixado aqui um comentário sobre esta postagem!!!
    Dizia que em certas localidades se festeja a Páscoa com o chamado "Compasso", enquanto noutras ainda temos as procissões após o pôr do sol. Dizai ainda que não são "importações" da fé espanhola, mas sim a maneira de cada povo sentir a sua fé e manifestações da sua cultura religiosa.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Vejo que anda muito a par do "compasso". Provavelmente, deve ser das influências....
    Cuidado, com a gripe A, tanta gente a beijar o mesmo cruxifixo com um cristo morto, no domingo de Páscoa. Continua a homenagear a morte, o sofrimento.
    Só mesmo para as bandas de Guimarães. Aprendeu bem a lição, de quem não tem mais nada para dizer.
    O que se vive hoje, em Guimarães e Braga é uma cópia da semana santa espanhola.
    Veja,em São Brás de Alportel,as comemorações do domingo de Páscoa, tudo aquilo é espontâneo e genuíno, de um povo que sempre homenageou a Páscoa com alegria, dando relevo à ressurrição de jesus, a festa das flores.
    Aqui, vive-se a religião, de uma forma alegre e tipicamente portuguêsa.

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Pois, deve ser mesmo das influências. Sabes q o povo nortenho é mais tristonho q o povo do Sul. Olhe que portuguesa não têm ^.
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Vejo bem, que o que conhece do Algarve é a zona balear, praias e turistas. Nada mais conhece,
    Seria bom conhecer o interior do Algarve, as zonas Serranas.
    Uma coisa posso dizer, de Português, existe muito. As pessoas que viviam da cortiça, do cultivo das suas pequenas hortas, da apanha da alfarroba, da amêndoa, dos figos, etc.
    Tudo isto é bem Português. Não acha?
    Mesmo, muitas vezes, com condições adversas, prestam homenagem à Páscoa com esperança.
    Bj

    ResponderEliminar