quinta-feira, 29 de março de 2012

Transição Planetária


Leibniz,  foi o primeiro dos grandes filósofos alemães do século XVII, a produzir um sistema filosófico abragente. Foi também o primeiro filósofo a abordar o conceito de "mónada".
Para Leibniz, cada "mónada"( ou substância) tem algo do infinito, na medida em que implica a sua causa: Deus. Isto é, tem algum vestígio de omnisciência e omnipotência, pois na perfeita noção de cada substância individual estão contidos todos os seus predicados, tanto necessários como contigentes, bem como o seu passado, presente e futuro. Cada mónada exprime todo o universo de acordo com a sua situação e aspeto, na medida em que as coisas se relacionam com ele. Assím, é necessário que algumas das nossas percepções, por muito claras que sejam, continuem confusas, visto que implicam coisas que são infinitas.
A presença do divino em todos nós seres humanos e que nos estabelece ligação com algo de natureza espiritual com todo o Universo. À luz da física quântica,   com todos os Universos possíveis e que vão desaparecer.O principio de todas as coisas e que nos une a todos a uma única fonte. A fonte do divino! 
                                   - Collected Writings, Volume II, 311
 Fará sentido em tempo de Quaresma falar em mónadas e recordar Leibniz?

Sem comentários:

Enviar um comentário