quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres Clandestinas!..........

Pintura de Paula Rego


Sempre houve e haverá mulheres corajosas e com espirito de aventura. Reza a história, quando as naus partiam para a Índia e a população ocorria a despedir-se, muitas mulheres terão chorado por não poderem ir também enfrentrar desafios, conhecer novos mundos, dar rumo ao seu destino sem ter que prestar contas a ninguém.
Mas a sociedade não estava preparada para esses voos femininos, nem a lei o permitia. Sabe-se, no entanto, que algumas mulheres mais ousadas, cortavam o cabelo, vestiam-se de homem e embarcavam mesmo, enganando as autoridades.
Uma vez, integradas na tripulação, tiveram que desempenhar tarefas duras, engrossar a voz ou falar pouco, fingir que se barbeavam ou então acompanhar sobretudo os grumetes, rapazes muito novos e ainda inberbes.
Quando descobertas a sua sorte dependia do Capitão. Podiam ser castigadas, ficando prisioneiras em compartimentos fechados ou toleradas com benevolência. Se navegavam perto das Ilhas da Madeira e Açores geralmente deixavam-nas lá.
Vasco da Gama, por exemplo, era extremamente severo quanto à presença das mulheres a bordo e chegou a decretar que as passageiras clandestinas, encontradas nas naus da carreira da Índia, recebessem açoites em público logo que chegassem a Goa.
Hoje, numa sociedade pós-moderna,  bem distante das naus e caravelas de Vasco da Gama, será que as mulheres já adquiriram um estatuto igual ao do homem?
Vejamos, hoje existem sociedades, desigandamente as do mundo Islâmico, na qual as mulheres continuam a ter um tratamento inqualificável, a começar pela forma como se vestem, exemplo disso, as burkas e o seu rosto tapado, não podem tirar a carta de condução, não podem ter direito a opinião entre outras coisas. O seu destino está reservado apenas e únicamente à maternidade. E no Ocidente? No Ocidente, trabalham, mas para as mesmas qualificações que os homens e para o mesmo trabalho recebem salários abaixo. Os lugares de chefia, são maioritariamente atribuidos aos homens.
Face ao acima exposto, celebramos o Dia Internacional da Mulher, por que razão?

2 comentários:

  1. Celebramos exatamente porque ainda não conseguimos chegar lá...muitas delas apanham tareias dos maridos,namorados,companheiros...ainda há preconceitos...e falta caminho a percorrer...lamentavelmente....

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Pedras.
    Sim é verdade que existe ainda um caminho para desbravar. No entanto, também é verdade, que não existe nehum dia internacional do homem.
    Então por que razão deverá existir um para nós? Não estamos a aceitar que somos inferiores?
    Claro que não somos inferiores, considero que até somos superiores. Mulheres que cuidam do seu lar, da educação dos seus filhos, que trabalham e cuidam de si, que possuem cursos superiores, pós- graduações. mestrados e até doutoramentos. O que são ? Umas super condição humana. Infelizmente não acontece em todo o lado nem com todas as mulheres. Existem culturas castradoras! E sobretudo ainda não existe a paridade do género, designadamente a nível laboral. Despois, ainda há as vítimas de violência doméstica quer física quer verbal, quer psicológica.

    ResponderEliminar