sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Escutar versus ouvir.



 O segredo de uma boa comunicação interpessoal está mais em ouvir do que em falar. Tudo começa pelo ouvir.
Sabe porque é que temos duas orelhas e uma só boca? Para ouvirmos mais do que falamos! Isto vem da sabedoria popular.
Quem não ouve, ou não quer ouvir, acaba por ficar a falar sózinho.
Desta forma, é preciso aprendar a ouvir o que acontece, o que a outra pessoa diz e o que se passa dentro de nós. E é muito fequente ouvirmo-nos mais a nós mesmos do que à pessoa com quem conversamos.
Na verdade, há o "ouvir" e o "escutar".
O escutar é a capacidade de captar o que o outro está a sentir, tentando vestir a pele da outra pessoa e tentando perceber o que é importante para ela.
Contudo, há gente que, ao ouvir uma pessoa, se interessa mais pela história que ela conta do que pela pessoa em si mesma.  Ora, querer saber apenas histórias, isto é, fofoquices, não ligando à repercussão que têm na pessoa que as está a contar, não nos leva a lado nehum. Equivale a tratar os outros como se fossem rádios. Se têm uma música que me interessa, ouço, senão, desligo.
Sendo assim, se só ouvirmos as suas histórias, não estamos a ouvir as próprias pessoas.
Uma coisa é colocar o acento na história que está a ser contada, e isto é ouvir com curiosidade. Bem diferente é o escutar da pessoa que procura também compreender o eco que os acontecimentos têm no outro, aquele que conta a história.
Procuremos então nas nossas vidas escutar mais o outro em vez de o ouvir.

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