domingo, 27 de novembro de 2011

Fado Património da Humanidade!



     Mariza - Gente da Minha Terra

 Não sei se foi por vontade de Deus.  Não sei se foi por uma força estranha de vida. No entanto, o Homem sonha e a obra nasce. Assím, hoje O Fado,  foi reconhecido e homenageado  pela Unesco, como Património  Imaterial da  Humanidade. 
Na verdade, foi na Indonésia em Bali  que foi palco deste reconhecimento, das sete candidaturas, a mais bem elaborada, e correspondendo aos cinco critérios. A carolice e o acreditar de um grupo de Portugueses amantes do Fado. Quero destacar, Carlos de Carmo, que encabeçou este grupo de pessoas muito reduzido e que laboriosamente fizeram nascer a obra e elevá-la a Património Mundial, com muita dedicação. Bem hajam! 
Agora, o Fado, ombreia de igual para igual com a Ópera.
Pensa-se que o Fado, nasceu no seio do povo e foi este que lhe deu alma e corpo ao longo dos tempos. Poderia falar de imensos fadistas, desde da Amália até Alfredo Marceneiro , mas decidi pensar no futuro  e por essa razão deixo aqui um testemunho, Mariza, a nova Diva do fado português. Também ela, embaixadora desta canção pelos sete cantos do mundo, que fala de emoções vividas por um povo com nove séculos de história, que se chama Português  da qual se destaca, a Saudade. 
Deixo uma sugestão, criar escolas de Fado, pois este deixou a condição de amador para assumir uma responsabilidade perante o Mundo. 
Parabéns Portugal! 

Sem comentários:

Enviar um comentário