
Situada perto da maior Ilha, Austrália, a Grande Barreira de Coral, embora o nome sugira uma faixa contínua, é na verdade, uma comunidade no mínino, 2,8 mil recifes diferentes. Apenas alguns são autênticos recifes em barreiras, quebra-mares, que se elevam junto àorla da plantaforma continental.A Grande Barreira de Coral é o maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de 2300 km, situada junto à costa nordeste do estado australiano de Queensland.
A Grande Barreira de Coral é composta por cerca de 2900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral. Neste ecossistema complexo vivem em torno de 1500 espécies de peixe, 360 espécies de coral, 5000 a 8000 espécies de moluscos, 400 a 500 espécies de algas marinhas, 1330 espécies de crustáceos e mais de 800 espécies de equinodermes. A área também é preservada pela presença de cubozoários, um grupo de cnidáriosconhecidos pelas toxinas perigosas para o Homem.
Contudo, está ameaçada por sedimentos e detritos químicos vindos de cidades da costa e fazendas. O excesso de nutrientes mata os micro-organismos que criam novos corais e serve de alimento para estrelas-do-mar espinhosas que comem o coral e já destruíram grandes áreas do recife. Além disso, a formação sofre também com as altas temperaturas que têm sido registradas, que causam o branqueamento dos corais, um problema difícil de contornar.
Mais um capricho de Deus ou da Natureza?
Será, capaz o Homem não danificar este legado?
Gostei das imagens. Bonito
ResponderEliminarObrigado pela sua visita.
ResponderEliminarAinda bem que gostou crazy.
O meu blog está bem e recomenda-se!!
ResponderEliminarNão estou crazy, mas quase. Gostei das imagens desse azul celestial.
Bj
Olhe, é capaz de desbloquear o meu blog?
ResponderEliminarFoi você que bloquou o meu blog? Peço help.
Gostou do azul celestial?
Por ser celestial! Certo?
Já agora, tenho vários azuis, no meu blog.
Qual o azul a que se refere?
Obrigado pela sua visita mesmo estanto quase crazy.
Bj