sábado, 20 de março de 2010

Olá Primavera!




Hoje, dia vinte de Março, chega a Primavera.
Sinónimo, de temperaturas amenas, de sol, de dias mais alegres, do desabrochar das flores, enfim do pulsar da vida. Está frequentemente associada ao reflorescimento da flora e fauna Terrestres.
Como, não há vela sem senão, se algumas pessoas adoram esta estação, para outras, a palavra ou somente a ideia de Primavera é sinónimo de inferno, pois as alergias batem à porta e o sofrimento lá começa mais uma vez até à sua retirada.
Na verdade, hoje o dia começou tímido, embrulhado e até choveu logo pela manhã. Seria a Primavera a despedir-se do Inverno ? Quem sabe.
A Primavera do hemisfério norte é chamada pela " Primavera Boreal", enquanto que a primavera do hemisfério sul, designa-se por, " Primavera Austral". A primeira tem inicio a vinte de Março e termina a vinte um de Junho, por outro lado, a segunda tem inicio a vinte e três de Setembro e termina a vinte um de Dezembro.
Com a chegada da primavera comemora-se também o Equinócio.
A palavra, Equinócio, vem do Latim, "aequus", significa igual e "nox", significa noite. Sendo a sua traduçaõ, as noites iguais aos dias, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. A medição da duração do dia considera-se desde do nascer do sol até ao pôr do sol.
Os Equinócios ocorrem nos meses de Março e Setembro e definem a mudança de estação. Hoje, comemora-se mais um Equinócio, mais precisamente às 17horas e 32 minutos e mais uma mudança de estação.
Nas culturas nórdicas ancestrais, o Equinócio da Primavera era festejado com comemorações envolvendo rituais pagãos, de culto à fertilidade das terras, que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa religiosa cristã.
Como homenagem à chegada da primavera, deixo um poema de uma poetisa e escritora Portuguesa.
Flores
Era preciso agradecer às flores
Terem guardado em si,
Límpida e pura,
Aquela promessa antiga
Duma manhã futura.
Sophia de Mello Breyner
Benvinda Primavera! Mais, um novo ciclo de vida, se inicia e com ele a esperança de um mundo melhor.

2 comentários:

  1. E tanto que já precisavamos da Primavera, este ano! Está tudo farto de chuva, venha o solinho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa.
    Concordo inteiramente. O quanto precisamos da Primavera, não só como estação, mas também nas nossas vidas.
    Anda tudo muito cinzento.
    Bj

    ResponderEliminar