quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Silêncio de um aroma!!!!!

                                                                Citrus bergamia

A Citrus bergamia ou laranja bergamota é um citrus de pequeno porte, em que os frutos têm forma um pouco semelhante à de uma pêra.
A bergamota é uma árvore cítrica  sempre verde. As suas flores surgem na primavera, e os seus frutos amarelos de casca macia amadurecem no fim do outono ou no inicio do inverno. 
Tradicionalmente, a colheita de bergamota começa no dia 8 de dezembro, na festa da Imaculada Conceição.
O primeiro pomar de bergamotas foi plantado em Reggio por volta de 1750.
Esta espécie está quase limitada à costa da província da Calábria, na Itália, sendo um símbolo de toda a região.
A sua casca macia é utilizada para produzir uma essência aromática, ou óleo essencial, que é utilizado na indústria de perfumes.
O óleo ganhou seu nome da cidade de Bérgamo, na Itália, onde a essência foi vendida pela primeira vez.
A essência  extraída desse fruto tem a rara capacidade de misturar e estabilizar aromas diferentes, combinando-os em uma única fragrância, e de conferir um carácter especial de frescor a cada composição que usa essa essência.
A bergamota mistura-se bem com aromas florais, rosa, jasmim e combinando com notas de cedro e ambar, dando a sensação de uma brisa marítima.
Assim, a bergamota dá poder às notas principais dos perfumes ou fragrâncias.
As qualidades terapêuticas, deste Citrus, é um dos mais agradáveis estimulantes óleos usados em Aromaterapia. Actua como calmante e antidepressivo, combatendo e tratando a ansiedade, tensão, nervosismo e insónias. É também cicatrizante, ajuda a aumentar a concentração no trabalho e melhora o humor. Atribuem-se ainda benefícios ao nível da circulação e fadiga muscular.

Sem comentários:

Enviar um comentário